O Instituto Democracia Popular – IDP foi fundado em 7 de novembro de 2013 na cidade de Curitiba, a partir da união de defensores de direitos dos trabalhadores com militantes da reforma urbana, que, apesar das causas distintas, encontravam um ponto de encontro: a defesa da democracia participativa e popular.
O IDP atua a partir de três eixos norteadores: Cidade e Sustentabilidade, Direito e Saúde do Trabalhador e Democracia Popular e Igualdade.
Por meio do primeiro eixo, contribui para a produção de conhecimento pautado sobre o conceito de uma cidade sustentável e igualitária, assim como, para a articulação dos setores populares e da sociedade civil em defesa de direitos relacionados ao território urbano.
O eixo de Direito e Saúde do Trabalhador, por sua vez, tem por objetivo fortalecer a classe trabalhadora através da defesa de seus direitos sociais desde uma perspectiva coletiva. Nesse sentido o Instituto propõe a produção de pesquisa e formação, tanto para trabalhadores, com o escopo de que estes se apropriem de seus direitos, como para outros setores da sociedade (Justiça do Trabalho, Sindicatos, Universidades, Organizações Sociais, etc.) interessados em contribuir para o avanço da discussão.
Os dois eixos mencionados articulam-se a partir de um eixo transversal, chamado de “Democracia popular e igualdade”, que reivindica a ampliação de processos participativos na gestão pública, bem como defende a auto-organização dos setores populares.
Dessa forma, o IDP pretende contribuir com as reformas e os processos de transição da sociedade, norteando-se sempre pelos princípios do protagonismo popular, da justiça social e do respeito aos direitos humanos.